Artigos Anteriores

Como Organizar um Jantar de Grupo

Como Organizar um Jantar de Grupo? Dicas para que o seu Jantar seja um sucesso!

Nova Aplicação d'O Caçula Group

Como Organizar um Jantar de Grupo? Dicas para que o seu Jantar seja um sucesso!

Blog d'O Caçula

Como Organizar um Jantar de Grupo

5 Dicas para que o seu Jantar seja um sucesso!

Organizar um jantar de grupo, seja para familia ou para a sua empresa pode ser mais difícil do que parece. Neste artigo damos várias dicas para facilitar essa tarefa, de modo a que o seu jantar ou almoço de grupo seja um sucesso de organização e satisfação de todos os convidados.

1. Escolher o Local do Jantar de Grupo

Convém imaginar no mapa os locais de partida de cada pessoa e verifique se o local do restaurante é central relativamente aos convidados. Se alguns convidados se encontrarem um pouco mais longe, pergunte se não se importam de se deslocarem até à zona escolhida.

Como não pode tratar de tudo, ao convidar as pessoas pergunte se quem tem transporte próprio pode também organizar boleias para o jantar.

Como é óbvio, convém que cada condutor tenha alguma contenção nas bebidas alcoólicas:

No restaurante O Caçula existe uma política de bebidas em relação aos menus dos jantares de grupo que já permite algum descuido e a que um condutor se habilite a multas pesadas. Cada viatura partilhada deverá ter um condutor designado para não beber alcool.

Se é um almoço de empresa há de imediato restrições ao tempo de deslocação. Convém que todos se desloquem em grupo de modo a que tudo comece ao mesmo tempo e consigam, após o almoço estar confortavelmente a cumprir o horário de trabalho.

Pergunte e receba informações sobre o que o grupo pretende fazer depois do jantar: vão querer prolongar a diversão da refeição para uma zona animada perto do restaurante? Portanto convém que estejam perto da zona nocturna na baixa para poderem até ir a pé.

No caso d'O Caçula, temos a zona de diversão nocturna do Porto, como a Rua das Galerias de Paris ou a zona da Rua da Picaria, a 5 minutos a pé.

2. Escolha do Restaurante

O tipo de jantar vai definir também o restaurante, isto porque o ambiente do restaurante tem que ser adequado ao motivo do jantar.

Sonde o grupo para perceber que tipo de ambiente e refeição a grande maioria irá preferir, mas não se comprometa porque é impossível agradar às preferências de todos. Você é que organiza o jantar e em último caso é quem decide.

Se estamos a falar de um grupo de despedida de solteiro que pretende bebidas sem restrições e rodizia à brasileira, talvez O Caçula não seja a melhor opção. Se por outro lado o seu grupo pretende um ambiente calmo e privado com comida mais requintada sem um preço exagero, estará perfeitamente confortável no nosso restaurante.

3. Definir o Preço

Tente perceber quanto é que o grupo está disponível a gastar. Como exemplo, muitas pessoas em situações de jantares ou almoços empresariais se têm que ser elas a pagar querem gastar um valor reduzido. Por outro lado se for um jantar de empresa normalmente há um orçamento definido algo flexível.

Seja coerente: não pode exigir "preço de churrasqueira" num restaurante que lhe vai apresentar pratos bem mais complexos e sobremesas feitas na hora.

No restaurante O Caçula temos vários menus de grupo disponíveis, consulte-nos e teremos todo o gosto em contactar para informar dos preços e várias opções disponíveis, sem qualquer compromisso.

4. Carta ou Menús de Grupo?

Uma situação habitual quando falamos de grupo mais reduzidos é a opção de escolher à carta - situação onde cada convidado irá fazer um pedido de prato disponível na carta do restaurante ou escolher um menu de grupo ou escolher um menu de grupo.

Como é compreensivel, pode haver grupos com dezenas de pessoas o que implicaria uma quantidade igual de pedidos diferentes a chegar à cozinha ao mesmo tempo. Por esse motivo pedimos que apenas os grupos pequenos - até 14 pessoas - peçam à carta.

  • Mais personalização e variedade
  • Preços podem variar muito entre cada convidado
  • Serviço pode ser mais lento

Os menus de grupo são mais homogéneos. N'O Caçula quase todos os menus de grupo incluem dois pratos, para cobrir diversas preferências. Também facilitam bastante o trabalho operacional da cozinha, que na hora marcada terá as entradas prontas e começará a preparar os pratos princípais. Sempre que possível recomendamos o menu de grupo para grupos com mais de 15 pessoas:

  • Excelente relação qualidade - preço;
  • Cozinha pode preparar os pratos com mais celeridade;
  • O mesmo valor para todos os convidados;
  • Dois pratos incluidos em quase todos os menus.

5. Defina a Quantidade de Pessoas

Parece simples não é? Mas saber ao certo quantas pessoas efectivamente vão ao jantar ou almoço de grupo pode ser mais complicado do que parece.

Use a sua sensibilidade para perceber se o convidado não está com grande vontade de ir e se lhe parecer hesitante - pode não querer conviver com o grupo, pode querer economizar ou simplesmente quer descansar... quem sabe? - exija que a pessoa se comprometa.

No caso dos almoços ou jantares empresariais é mais fácil de determinar a quantidade dado que as pessoas assumem um compromisso perante o meio profissional, mas a experiência dita-nos que há sempre alguém que por um motivo ou outro acaba por não comparecer.

6. Pergunte sobre Restrições Alimentares

Conheça as restrições alimentares dos convidados: vegetarianos, vegans ou celiacos.

O restaurante tem que saber de antemão de alergias ou restrições alimentares de qualquer tipo.

No Caçula temos disponível uma carta de alergénicos, que permitirá uma escolha segura do prato pedido. Também nos menus de grupo há flexibilidade para apresentar opções diferenciadas mediante aviso prévio.

7. Proceda à Reserva com uma Lista

Já tem tudo determinado? Agora é só proceder à reserva. Pegue na sua lista e verifique se tem

  • Data e Hora do evento
  • Quantidade certa de convidados
  • Um valor aproximado por convidado ou por grupo
  • Se quer a possibilidade de reservar uma sala privada.

Mãos à obra e comece a contactar os restaurantes que:

  1. Estão localizados na área que determinou
  2. Têm o ambiente que o seu grupo procura.

Esperamos que estas dicas sejam úteis. Pode sempre contactar-nos e sugerir dicas adicionais.

Partilhe esta página com as amigas ou amigos:

Mais Artigos

Pretende Reservar a sua Sala ou a sua Refeição de Grupo?

Reserve já a sua mesa na esplanada ou no interior: desfrute de toda a experiência Caçula, com a Arte de Bem Receber num ambiente intimista e elegante, onde irá saborear refeições de qualidade e muito bem confeccionadas.

Reserve Aqui